CONHEÇA A AMBIENTE-SE! - Núcleo Aterros
top of page

CONHEÇA A AMBIENTE-SE! - Núcleo Aterros


Hoje a Laís vai nos falar um pouco mais sobre este núcleo!

O Núcleo Aterros é responsável pela assessoria, elaboração e execução de projetos relacionados à todos os tipos de aterros, podendo ser eles: aterros sanitários, aterros de resíduos perigosos, aterros de resíduos da construção civil, entre outros. Hoje em particular, iremos tratar sobre o módulo de aterros sanitários.

Um aterro sanitário é hoje no Brasil, a técnica mais viável e ambientalmente adequada para a disposição final de resíduos sólidos não perigosos. E deve ser composto de algumas estruturas básicas como células impermeabilizadas, sistemas de drenagem e lagoas de estabilização. Seu funcionamento correto demanda estudo e dimensionamento, e jamais deve ser confundido com um lixão, pois este não possui técnicas de proteção ao meio ambiente, onde normalmente você encontra resíduos dispostos a céu aberto, e esse ato constitui-se em CRIME AMBIENTAL de acordo com a Lei nº 9.605/98.

Em resumo, o funcionamento deve ocorrer da seguinte forma: os resíduos coletados são dispostos e compactados em células ou trincheiras, as quais são impermeabilizadas com geomembrana, para que nenhum tipo de poluente tenha contato com o solo e/ou água superficiais e subterrâneas. No fundo, encontra-se um sistema de drenagem de chorume, que deve ser interligado a um sistema de tratamento. Em seguida, o líquido percolado pode ser encaminhado para destinação final, ou pode ser recirculado na massa de resíduos, compondo um circuito fechado. Paralelamente, também é feita a drenagem de gases, que é gerado devido ao processo de decomposição, e também a drenagem das águas pluviais que garantem uma menor geração de chorume e estabilidade das estruturas.

Dentre as legislações relacionadas a esse empreendimento, temos a Lei nº 12.305/10 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos de domínio federal, e também temos as normativas estaduais como, a Resolução CEMA nº 094/14 e Portarias IAP nº 260/14 e 259/14.

A empresa AMBIENTE-SE possui a melhor equipe técnica multidisciplinar para projetos de aterro sanitário, propondo a melhor solução e logística para o gerenciamento de resíduos, tendo a natureza como prioridade e fonte de inspiração!

Att.

Engª. Ambiental Laís A. Hataishi

Pós-graduanda em geoprocessamento

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page