CONHEÇA A AMBIENTE-SE! - Núcleo Segurança do Trabalho



Hoje o Engenheiro Maico Huss vai nos falar um pouco mais sobre este núcleo!

O tema saúde e segurança no trabalho é um campo multidisciplinar que engloba a segurança, saúde e bem estar de trabalhadores nos mais diversos ramos de atividades existentes. O objetivo de um programa do tema é sempre oferecer o melhor ambiente de trabalho possível aos envolvidos, minimizar e/ou reduzir os riscos envolvidos na atividade executada pelo trabalhador, seja ele quem for.

Qual a importância da saúde e segurança para a empresa?

Segunda levantamento realizado em 2019 pela Previdência Social, a cada ano o Brasil registra 700 mil casos de acidentes que ocorrem em ambientes de trabalho. Dito isto, é fundamental que os responsáveis pelos empreendimentos invistam em boas práticas voltadas a saúde e segurança no trabalho do ambiente corporativo, o Brasil, neste âmbito, conta com as NR’s aplicáveis desde a década de 1970, que foram criadas com o objetivo de prevenir acidentes e doenças provocadas ou agravadas pelo trabalho executado.

Como funcionam estas boas práticas?

Normalmente o ministério do trabalho e previdência, cobram de empreendimentos laudos e documentos que atestem qual a função exercida pelo trabalhador e qual o grau de risco do meio que está inserido. As atividades de boas práticas envolvem implementar a cultura do conhecimento de riscos no ambiente, visitas periódicas do responsável técnico, cartilhas, dispositivos de proteção, elaboração de documentos previdenciários, utilização de EPI’s e a participação em treinamentos referentes a atividade executada.

Benefícios do investimento em Saúde e Segurança no Trabalho:

1. Aumento da produtividade dos trabalhadores

2. Retorno sobre investimento

3. Redução de custos

4. Consciência e crescimento da responsabilidade social

5. Melhoria da imagem empresarial

0 visualização0 comentário