CONHEÇA A AMBIENTE-SE - Núcleo PGRS

Hoje quem vai falar um pouco é o Patrick Sonoda, mais conhecido como Jack! Formado em Engenharia Ambiental pela UEM, ele vai nos contar sobre o Núcleo PGRS e os seus serviços ofertados.
"O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico geralmente exigido pelo órgão ambiental municipal, em que são quantificados cada tipo de resíduos sólidos gerados nas atividades do empreendimento. Neste documento contém a identificação e localização do empreendimento; diagnóstico dos resíduos gerados, contendo a origem, volume, caracterização e descarte correto dos resíduos; ações preventivas e corretivas em caso de gerenciamento incorreto. Aqueles que geram os resíduos sólidos classificados como perigosos devem ter um cuidado com seu descarte, sendo destinados para empresas legalmente qualificadas e licenciadas para seu tratamento e destinação.
De acordo com o artigo 20 da Lei 12.305/2010, os empreendimentos que são sujeitos à elaboração do PGRS são os geradores de:
- resíduos dos serviços públicos de saneamento básico;
- resíduos industriais;
- resíduos de serviço de saúde;
- resíduos de mineração.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), antes de ser passado para a secretaria do meio ambiente municipal, deve passar pela análise da vigilância sanitária, por gerarem resíduos com riscos químicos, biológicos e perfurocortantes. Estes resíduos apresentam uma necessidade de cuidado com manuseio e descarte correto."
#meioambiente #sustentabilidade #nature #natureza #ecologia #reciclagem #sustentabilidade #environment #engenharia #engenhariaambiental #amazonia #desmatamento