A importância do plástico
top of page

A importância do plástico


Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares (os polímeros) formadas por moléculas menores denominadas monômeros. Os plásticos são produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização.

Origem do plástico

A matéria-prima do plástico é o petróleo, formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.

A importância do plástico

Os plásticos não são tóxicos e sim inertes. Por isso, são amplamente utilizados para embalar alimentos, bebidas e medicamentos. Algumas propriedades dos plásticos que são isolantes térmico-acústicos, maus condutores de eletricidade, resistentes ao calor, leves, resistentes e flexíveis.

Conheça as diferentes resinas plásticas:

● PET - Polietileno tereftalato

● PEAD - Polietileno de alta densidade

● PVC - Policloreto de vinila

● PP - Polipropileno

● PS - Poliestireno

● Outros

A dificuldade em reciclar os resíduos plásticos pós-consumo reside no fato de que estes se encontram misturados, existindo a necessidade de se separar os diferentes tipos, por alguns serem incompatíveis entre si.

Coleta seletiva

A coleta seletiva é um sistema visando a coleta do material potencialmente reciclável que foi previamente separado na fonte geradora.

Como separar o plástico para a coleta seletiva:

1. A embalagens plásticas devem ser lavadas e separadas após o uso;

2. Evitar misturar as embalagens plásticas com materiais não recicláveis;

3. Juntar os materiais plásticos em uma mesma sacola;

4. Se possível depositar em lixeiras de cor vermelha.

Reciclagem

Existem três principais tipos de reciclagem:

Reciclagem química - recuperação dos componentes químicos individuais para serem reutilizados como produtos químicos ou para produção de novos plásticos.

Reciclagem mecânica - possibilita a obtenção de produtos compostos por um único tipo de plástico, ou produtos a partir de misturas de diferentes plásticos em determinadas proporções.

Reciclagem energética - para reciclagem energética, a energia contida em 1kg de plástico é equivalente à contida em 1kg de óleo combustível.

Fatores que limitam a reciclagem do plástico

● Falta de subsídios que estimulem a reciclagem, encargos e tributos elevados, diminuindo a margem de lucro dos pequenos recicladores (grande maioria);

● Falta de coleta seletiva, trazendo como consequência o aumento da contaminação dos recicláveis, gerando gastos adicionais com operações de separação e lavagem;

● Dificuldade na reciclagem de resinas misturadas.

Biodegradabilidade do plástico

Pesquisados desde 1930, os chamados plásticos biodegradáveis têm por características serem destruídos por microorganismos do próprio meio, transformando-se em gás carbônico e água. No Brasil, um desses plásticos, o PHB, foi desenvolvido a partir da sacarose da cana de açúcar, sua produção ainda é pequena, é voltada para o mercado externo de embalagens, vasos e materiais descartáveis.

Na utilização, entretanto, na maioria das aplicações ainda não se tem mostrado viável do ponto de vista econômico. E por ser biodegradável, não consegue substituir os plásticos derivados de petróleo (mais duráveis e seguros, em embalagens de remédios, alimentos, bebidas, cosméticos entre outros).

Mais recentemente no Brasil, começaram a ser fabricadas sacolas de plástico convencional que recebem um aditivo que aceleram o tempo de degradação em condições ambientais favoráveis. Mas pela mesma razão, esse tipo de plástico não consegue substituir os plásticos convencionais na maioria de suas aplicações.

Curiosidade

● A origem da palavra plástico vem do grego, que significa adequado à moldagem;

● De todo o petróleo extraído somente 4% são para a produção dos plásticos;

● Umas das maiores vantagens dos plásticos é que eles são 100% recicláveis;

● No Brasil, 16,5% do plástico já consumido é reciclado.

16 visualizações0 comentário
bottom of page